sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Queda de cabelo. E agora?!



Olá, pessoal. Como vão?

     Então... o assunto hoje é delicado, pelo menos para mim. Na verdade, tenho certeza que não só para mim, como para outras pessoas também, infelizmente. Falo da terrível e assustadora queda de cabelo. Permitam-me contar um pouco da minha história. Meus hoje poucos cabelinhos ainda habitam onde tinha cabelo para mais de uma cabeça. Pois é! Tinha cabelo para dar e vender. Quando tinha por volta de 12 anos fiz meu primeiro alisamento no cabelo. Até aí, nada demais. Deu super certo e saí feliz. Lá pelos 13 fiz novamente. Foi no mesmo salão, mas com outro profissional. Esse dia o salão estava bombando, e o carinha lá esqueceu o produto no meu cabelo. Alguns minutinhos extras que foram suficientes para detonar com meu cabelo. E ele só veio porque senti o couro cabeludo “pinicando”. Resultado: uma parte do meu cabelo simplesmente quebrou, ficou curtinho, principalmente no topo da cabeça. Fiquei um pitéu! -sqn Depois disso, o que sei é que meu cabelo nunca mais foi o mesmo. Não tenho certeza se o processo de queda iniciou após esse episódio, mas foi daí que percebi o problema. 
     Inicialmente a queda foi tímida, mas já dava para notar o volume de cabelo anormal (em relação ao que era) que caía. Na época nem liguei muito. Após alguns anos de queda, passei a frequentar dermatologistas, que me passavam tratamentos longos e caros. Confesso que quando mais nova, não usava os produtos com a frequência adequada e por isso demorava, ou as vezes nem fazia o efeito esperado. Sem falar que acabei, muitas vezes, deixando o tratamento. E assim fui levando. Até que fui novamente ao médico e, dessa vez, fiz tudo certinho. O combo era shampoo, comprimidos e tônico. Após uns 5 meses de tratamento já dava para ver cabelinhos novos ocupando os leves buracos. Era o suficiente para parar o uso. Alegava que já estava ok. Aos poucos voltava a cair. E voltava então aos medicamentos. Até que já não aguentava mais gastar uma montanha de dinheiro, e nem tinha, deixei para lá. E meus cabelos foram por água abaixo, literalmente. O ralo do banheiro que o diga! Fiz exames para saber se eram os hormônios, tireoide, o anticoncepcional. E nada! O diagnóstico acabou sendo alopecia adrogenética.

Fases da alopecia
                                                                                              

     “Diferente do que acontece com os homens, nas mulheres os cabelos da frente permanecem, mas os fios ficam finos e rarefeitos, especialmente no topo da cabeça, a ponto de, nos casos mais avançados, o couro cabeludo tornar-se visível. Os casos de alopecia androgenética feminina vêm aumentando à medida que as condições da vida moderna expõem as mulheres a maior carga de estresse, tensão e ansiedade.  São considerados outros fatores de risco o excesso de produtos químicos utilizados nas tinturas, alisamentos e permanentes, por exemplo, puxar muito os cabelos para prendê-los em rabos de cavalo ou tranças e a carência de nutrientes e vitaminas provocadas pelas dietas restritivas para emagrecer.” 




     Os fatores genéticos, em conjunto com o estresse dos estudos, me levaram à situação delicada. Apesar de já fazer uso dos medicamentos adequados, segundo a médica, deveria estar em tratamento para o resto da vida, praticamente. Deu vontade de chutar o balde e deixar tudo para lá. E foi meio o que fiz. Já estava me preparando para, futuramente, usar uma peruca. Tenso! Até que minha trança já não tinha mais volume, meu rabo de cavalo era quase nada. Fiquei apreensiva. Decidi então testar produtos mais “normais”, voltados para queda e fortalecimento dos fios. Vai que dá certo?! Pelo menos para não cair o restante. Minha mãe também já passou por quedas bruscas e graças à um remedinho “milagroso” ficou relativamente boa. Pena que já faz tempo que ele não é mais fabricado. E sem falar que cada caso, é um caso. Daí fui pesquisar na internet produtos e opiniões. 
     De todos os que vi, o que achei o melhor custo benefício foi a linha da Salon Line – S.O.S Bomba de Vitaminas. De início, não comprei toda a linha (que contém shampoo, condicionador, co-wash, hidratante, creme de pentear e quatro tipos de tônico), e sim apenas esses três aí:


      
     Tenho usado há apenas um mês, mas já posso dizer que estou aliviada. Ainda bem que senti o efeito! Rsrs Meu cabelo tem caído bem menos. Não me desespero mais na hora de lavar o cabelo e nem em penteá-lo. Lavo o cabelo dia sim, dia não. Já o tônico, tenho passado todos os dias. Primeiro usei o Antiqueda e, ao acabar este, passei para o de crescimento acelerado. Passo em todo o couro cabeludo, sempre massageando, para estimulá-lo. Espero que logo logo também perceba uma melhora no crescimento. Conheça um pouco do que os produtos prometem:

     “O Shampoo SOS Bomba veio para facilitar a sua vida! Chega de misturinhas caseiras, aqui tem tudo que você precisa para o seu cabelo crescer! Shampoo Sem Sal: limpeza mais suave. Vitamina A: auxilia no crescimento saudável dos fios. Óleo de Ricino: auxilia no combate a queda por quebra dos fios, fortalecendo-os. D-Panthenol: dá força aos cabelos, hidrata e combate o ressecamento. Whey Protein: rico em aminoácidos essenciais com forte poder restaurador.”

     “O tônico fortalecedor ANTIQUEDA da Salon Line ajuda a combater e prevenir a queda dos cabelos. Ativa a circulação capilar fortalecendo a raiz e deixando-os resistentes e saudáveis".

     “O tônico fortalecedor CRESCIMENTO da Salon Line auxilia e estimula o crescimento dos fios, nutrindo-os e fortalecendo-os.”



Linha completa
      
     Um outro produto que tenho usado em conjunto com eles é o óleo puro de rícino, da mesma marca. Faço a umectação uma vez na semana, passando mecha por mecha, e também no couro cabeludo, massageando-o. Deixo cerca de 2 horas e depois lavo. Tenho curtido bastante! Ele deixa o cabelo bem hidratado, macio e não fica com aspecto oleoso. Conheça um pouco dele: 


      “Ótimo para fazer a umectação da forma que preferir, deixando os cabelos bem macios e livre do ressecamento, sem falar que ele ajuda no fortalecimento dos fios. Ideal para cabelos Cacheados, Crespos, Crespíssimos ou em Transição e para as curvaturas 2abc, 3abc e 4abc. O óleo 100% vegetal não aumenta a oleosidade do couro cabeludo.”

     O que o rícino faz? Combate a queda e quebra dos fios, além de fortalecê-los, auxilia no crescimento, ativa a circulação no couro cabeludo, ajuda no tratamento de calvície e alopecia, diminui caspas (se usado na raiz), hidrata e recupera os fios profundamente, além de outros benefícios. (http://belezaesaude.com/oleo-de-ricino-cabelos/)

 OBS.: Esse é só um tratamento paliativo. Se você passa por uma queda acentuada, procure um dermatologista! As causas podem ser várias, e cada caso é um caso. Fique atento!

Shampoo: R$16,90
Tônicos: R$ 11,00 cada
Óleo de rícino: R$ 12,50

 
Ufa... acho que é isso! 
Quem tiver dicas ou quiser contar suas experiências, fiquem à vontade. 
Até mais!  o/

-Ivy



Nenhum comentário:

Postar um comentário